domingo, 10 de abril de 2011

Porco exótico ajuda a preservar espécies nativas no Pantanal???

O costume pantaneiro de caçar o porco monteiro está ajudando a preservar outras espécies de animais silvestres no Pantanal brasileiro. Essa é a conclusão de um artigo publicado recentemente na conceituada revista Oryx por pesquisadores da Embrapa Pantanal e de instituições internacionais.
Porco monteiro: animal exótico no Pantanal
O porco monteiro é um animal domesticado introduzido no Pantanal há cerca de dois séculos pelos colonizadores, desde então, tem sido considerado como a principal espécie cinegética (de interesse para a caça) na região. Suas populações vivem livres na planície e independentes da atividade humana, exceto pelo manejo tradicional que age como fator de controle populacional dos rebanhos. Sua caça, praticada pela população pantaneira é uma ação protegida por lei, por ter fins de subsistência para as comunidades locais. Sua importância está no fato de que a oferta da carne desse tipo de suíno é constante, aceita culturalmente e prontamente disponível aos consumidores. A gordura obtida é usada para cozinhar alimentos e também conservar carnes.
Dois problemas, que para a biologia seriam considerados graves, acabaram virando solução para preservar espécies nativas do Pantanal: a atividade da caça e a presença de uma espécie exótica na região. Normalmente, essas seriam ameaças ao ecossistema, mas no Pantanal estão ajudando a conservar a fauna local, uma vez que os caçadores preferem o porco introduzido, que funciona como uma espécie substituta das demais. Assim, esta espécie invasora pode estar contribuindo indiretamente para a conservação da fauna autóctone, desviando pra si os possíveis efeitos da pressão representada pela caça.

Queixada: até agora protegido pela caça do porco monteiro

A caça das espécies nativas do Pantanal praticamente não ocorre mais, provavelmente é um dos poucos locais da região Neotropical onde a fauna silvestre e populações humanas coexistem e a caça de animais nativos não é uma prática comum.
No entanto, não se deve desconsiderar o porco monteiro como espécie exótica, o que sugere o potencial desse animal para causar danos ambientais. Não se conhece bem o efeito ecológico da espécie na região e não se sabe se os aspectos positivos da substituição das espécies nativas pelo porco na atividade de caça podem compensar os seus danos potenciais. Sendo assim, é importante lembrar que o impacto do porco monteiro precisa ser melhor definido, especialmente sob aspectos relacionados a mudanças climáticas e impactos antrópicos, como por exemplo, aumento de desmatamento e mudanças no ambiente aquático. Tais alterações podem causar escassez de recursos podendo levar o porco monteiro à competição com as espécies nativas, sabe-se que sob o ponto de vista ecológico esses animais podem competir principalmente com os representates da família Tayassuidae (queixadas e caititus), nativos do Pantanal, o que colocaria em risco a sobrevivência destes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário